A minha Lista de blogues

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

TPM

Porque alguns homens precisam de saber isto... PORQUE NÃO NOS PERCEBEM QUANDO ESTAMOS COM TPM :) (pelo menos se forem como o meu namorado!)


SÍNDROME DE TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.

A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afectam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. (ou seja , quando temos vontade de matar toda a gente a nossa volta ... tudo deriva daqui.. eheh )

A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a actividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.

O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.

Os sintomas mais comuns incluem:

Por ordem de frequência: DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS. (tal e qual!)

Irritabilidade (nervosismo),
Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva),
Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração)
Cefaléia (dor de cabeça),
Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade do peito),
Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas),
Cansaço,
Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas.

(...)



Retirado do site ABC da Saúde: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?404






Pois é! Por isso homens, em vez de se exaltarem (ou de fugirem a sete pés!) mais vale lidar com a situação como deve ser! Aqui vão alguns conselhos meus, como mulher penso que as vossas também iriam gostar.. Como então lidar com a situação? Sejam queridos para evitarem estimular a irritabilidade das vossas mulheres (e que é muito e muito sensivel) podem sempre oferecer presentes ou então umas caixinhas de chocolate. Deixem-nas dormir! Quanto menos tempo acordadas menos probabilidade de levarem com alguma jarra na cabeça! Façam o jantar! Ofereçam flores (esta resulta bem)! E qualquer uma destas coisas tem o dobro do resultado positivo .. porque? como as mulheres ficam hiiiiper sensiveis também vão hiiiiiper gostar do que lhes fazem! (é provavel que até caia uma lagrima ou outra... não se preocuopem, é normal!). Digam que as amam! Vai-lhes acalmar um pouco a alma.. E deixa-las mais seguras.. o que é bom para vocês porque com o TPM elas vão manjericar tudo acerca de vocês, homens! Vao pensar se as traem, se gostam delas, se as acham bonitas... etc etc por isso digam muitas vezes! (''estas linda'' soa-lhes como um avé maria mixado com um pai nosso!). Como já foi explicado em cima, simplesmente não é culpa das mulheres ficarem assim, quando se trata de hormonas está tudo simplesmente f%#$"!!

2 comentários:

  1. Tu acreditas no Pai Natal, não acreditas? Bem, mas obrigado pelos conselhos...

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma cadeira chamada MTP e já me pergntaram se tinha alguma coisa a ver com o assunto...

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar